Contacte-nos: +351 808 914 839

Libras Ouro

A Libra Esterlina ou simplesmente Libra (no inglês informal pound e Pound Sterling no formal) é a moeda oficial do Reino Unido. O Rei Athelstan, primeiro Rei da Inglaterra, foi quem instituiu a libra como moeda oficial do país, no ano de 928. Ela é a moeda mais antiga do mundo em circulação.

Ao longo dos anos, o valor real da Libra esterlina foi mudando. Por ser muito antiga, a Libra registou grande inflação ao longo dos séculos. Um estudo feito pela Câmara dos Comuns, em Inglaterra, indicou que entre os anos de 1750 e 1998, os preços aumentaram 118 vezes.

Dentre as moedas de grande circulação internacional, a Libra Esterlina (devido ao padrão ouro) é considerada a mais valorizada de todas, superando inclusive o euro e o dólar. O seu valor de comercialização varia em função do respectivo peso e da cotação do ouro no mercado, o qual oscila diariamente nas bolsas internacionais. O seu estado de conservação e a data também influenciam o valor total da moeda. 

As libras que ostentam o brasão são as mais valorizadas relativamente às libras que representam o São Jorge devido ao factor de antiguidade. Existe ainda um retrato da rainha Isabel II sentada no seu trono ostentando uma coroa imponente e dois ceptros, produzido em 1989 em comemoração dos 500 anos da primeira libra cunhada sob o reino de Henrique VII em 1489). No seu reverso, foi inicialmente cunhado o brasão e a coroa da Inglaterra.

estado de conservação das moedas é muito importante. Se a efígie ou os contornos se encontrarem danificados, ainda que ligeiramente, a moeda pode perder parte do seu valor. No entanto, esta nunca valerá menos que o seu peso em ouro.