Quais as características do Ouro ?

Caracteristicas Ouro
As características físicas do ouro são facilmente comprovadas a olho nu. Deve apresentar uma cor amarela brilhante, e um peso considerável. O ouro não oxida, sendo por isso extremamente durável e com uma cor que não se altera com o passar do tempo. E mais, não é afetado pelo calor, ar ou humidade e nem pela maioria de produtos químicos já que pode-se dissolver unicamente com agua de cloro, com uma mistura de cianeto de potássio e água ou agua régia. O ouro apenas apresenta reações aquando do seu contacto com o cloro e bromo.

Existem ainda algumas dicas para confirmar se o ouro é verdeiro:
- Exposição ao sol: se uma peça varia de cor quando colocada ao sol e à sombra, é provável que estejamos perante uma peça que seja de um metal diferente, que não o ouro, pois este não perde o brilho quando colocado em contacto com o sol.
- Ímanes: um dos testes mais fáceis e que pode fazer em casa, é colocar a peça sob um iman. Caso a mesma seja atraída pelo íman, podemos estar perante uma peça que não é de ouro verdadeiro, ou que apresenta uma mistura de outros metais na sua composição.
- Desgaste por utilização: ocorre muitas vezes algumas jóias deixarem uma cor na pele, ou apresentarem sinais de desgaste. Se isto ocorrer, significa que a peça não é de ouro, uma vez que este metal não se "transforma" com as utilizações ou desgaste.